Estudo a cargo da Toyota Gazoo Racing, entidade responsável pela participação da marca nipónica na competição, o GR Super Sport concept é a mais recente novidade da Toyota, enquanto protótipo que procura aplicar soluções tecnológicas desenvolvidas na competição, em automóveis que um dia poderão ser vistos nas estradas.

Inspirado directamente no TS050 Hybrid com que a marca nipónica participa no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA, o GR Super Sport foi desenhado e projectado como um verdadeiro desportivo de altas performances. É um protótipo híbrido que impressiona, já que mais parece saído directamente do mundo da competição. Desde logo, devido a um design futurista, com enormes entradas de ar, num ‘corpo’ extremamente aerodinâmico em que praticamente não se percebem quaisquer janelas ou portas convencionais.

Mas se o aspecto impressiona, o sistema propulsor deslumbra ainda mais. Com o GR Super Sport a combinar um V6 2,4 litros biturbo com aquilo que a Toyota designa de Toyota Hybrid Sistem – Racing (THS-R). Duas soluções que conseguem anunciar, em conjunto, uma potência total de 1000 cv!

Infelizmente e além destes (poucos) dados, a Toyota nada mais quis adiantar sobre este concept, que vem, acima de tudo, desvendar a forma como a marca planeia “desenvolver carros desportivos, a partir dos seus carros de competição”, conforme adiantou já o presidente da Toyota Gazoo Racing, Shigeki Tomoyama.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR