A Volvo Car Portugal acaba de emitir um comunicado para “esclarecer que a campanha desde hoje veiculada por uma marca concorrente nos meios em Portugal afirma erroneamente que essa mesma marca inventou, entre outros sistemas de segurança, o cinto de segurança de três pontos”. Ora, prossegue a marca sueca, “esta informação não corresponde à realidade”, porque o dito equipamento surgiu no final da década de 1950, pela mão do engenheiro da Volvo Nils Bohlin.

Mas, qual é a marca e o anúncio em questão? A Mercedes-Benz, com uma campanha publicitária que arrancou hoje na rádio. Mas que, ao que apurou o Observador, foi “já retirada”, com o Marketing da marca alemã a tentar corrigir rapidamente o erro. E, ao que nos foi dito, a “pedir desculpa” pelo sucedido.

O cinto de segurança já o salvou? Agradeça à Volvo

Recorde-se que, de facto, a Mercedes se tem pautado pela inovação, nomeadamente no domínio da segurança. Porém, como a Volvo faz questão de lembrar, o primeiro automóvel equipado com um cinto de segurança de três pontos era um Volvo PV544, que foi vendido num concessionário Volvo em Kristianstad, na Suécia. Estávamos em 1959. Desde então, estima-se que a invenção de Bohlin, que comandou o Departamento Central de Investigação e Desenvolvimento da Volvo até 1985, terá já salvo mais de 1 milhão de vidas.

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