História

Estas 17 aldeias desapareceram do mapa. E 10 são portuguesas

Foram submersas pela água das barragens, destruídas para construir cidades ou dominadas pela força da natureza. Estas 17 aldeias desapareceram (quase) de um dia para outro. Dez ficavam em Portugal.

Wikimedia Commons

Estas aldeias foram morada de milhares de pessoas, as únicas da freguesia que tinham igreja e as primeiras obras de empreendimento urbanístico em Portugal. Mas não tardaram em ser apagadas do mapa. Em cima delas foram erguidas barragens ou construídas cidades maiores. Algumas ficaram debaixo de cinzas ou areia, por causa da força da natureza. E depois caíram no esquecimento.

Só em Portugal existem dez aldeias — e centenas de ruas, vielas ou praças que ficaram debaixo de água ou foram demolidas em nome de infraestruturas mais ambiciosas. Aquelas que ficaram submersas pelas barragens reaparecem de tempos a tempos, quando o nível da água baixa e as ruínas ficam à vista. Outras foram transformadas em pó.

Veja na fotogaleria dez aldeias portuguesas e sete internacionais que desapareceram do mapa.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mlferreira@observador.pt
Educação

A verdade a que temos direito

Gabriel Mithá Ribeiro
218

Os manuais de História recomendados no nosso sistema público de ensino condenam, bem!, o nazismo alemão (1933-1945), mas conseguem encontrar formas para legitimar (mal!) o maoísmo chinês (1949-1976).

Emprego

Em casa de Ferraz, competitividade de pau

Luís Aguiar-Conraria

Declarações como as de Ferraz da Costa, do Fórum para a Competitividade, dão a entender que uma parte dos empresários continua viciada em baixos salários. Estava na altura de serem mais competitivos,

Startups

Foguetório empresarial

Maria João Marques

Não há nada que irrite mais o português médio que o arrojo e a ousadia alheia. O atrevimento, as ambiciosas ideias de uns têm o condão de iluminar o conformismo dos restantes, o que ninguém leva a bem

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site