Pelo menos três pessoas morreram esta quinta-feira na Holanda e na Bélgica na sequência de uma forte tempestade que afeta vários países do norte da Europa, intempérie que obrigou ao corte de estradas e ao encerramento de aeroportos.

Na Holanda, uma das duas vítimas mortais é um condutor de um camião, de 62 anos, que perdeu a vida quando tentava retirar da estrada um ramo de uma árvore e foi atingido por outro ramo.

O acidente ocorreu na localidade de Wesenberg, no norte da Holanda, indicou a polícia local na sua conta na rede social Twitter.

A segunda vítima mortal é também um homem de 62 anos que estava dentro de um carro quando este foi atingido por uma árvore. O incidente foi registado no leste da Holanda, na região de Enschede.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As autoridades policiais holandesas relataram também um acidente com um autocarro escolar que resultou em seis feridos, um deles em estado grave, o condutor do veículo. Os restantes feridos, com vários graus de gravidades, são todos crianças.

Segundo informou a polícia, o acidente com o autocarro escolar aconteceu na região de Brabante, no sul da Holanda, quando o motorista perdeu o controlo do veículo e chocou contra uma árvore devido às más condições meteorológicas.

A Holanda está a ser afetada por uma forte tempestade que está a atingir vários países do norte da Europa, provocando o caos nos transportes, impedindo voos e dificultando a circulação de comboios e automóveis.

Com o registo de ventos até aos 143 quilómetros por hora, as autoridades holandesas ativaram o código vermelho, o alerta mais elevado.

O mau tempo obrigou ao encerramento temporário do espaço aéreo dos aeroportos de Amesterdão e de Roterdão, provocando o cancelamento de centenas de voos.

Os dois aeroportos internacionais anunciaram que o espaço aéreo deverá ser reaberto gradualmente ao longo da tarde, altura em que se espera um desagravamento das condições meteorológicas.

O mau tempo também deixou comboios parados e barcos ancorados, bem como obrigou ao corte de várias estradas.

A imprensa holandesa noticiou que esta é a tempestade mais forte desde 1990.

Outros países estão a ser afetados por esta intempérie, como é o caso da Bélgica, onde a tempestade também matou uma automobilista.

A mulher morreu quando uma árvore caiu em cima do veículo que conduzia nos subúrbios a sul da capital belga, Bruxelas, segundo os ‘media’ belgas.

Ainda na Bélgica, a intempérie obrigou ao encerramento do porto de Ghent e a circulação de elétricos foi interrompida em várias partes de Bruxelas, onde vários parques públicos foram encerrados.

Alemanha, Reino Unido e Roménia são outros dos países afetados pelo mau tempo, com relatos de escolas encerradas, portos fechados, interrupção de transportes, queda de árvores e falhas de eletricidade.