A pintura O Terramoto de 1755, de João Glama, vai estar em exibição a partir desta quinta-feira no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, depois de ter sido restaurada. De acordo com a programação do museu, a obra será apresentada às 18h, na Sala do Teto Pintado.

Intitulada Anatomia de uma Pintura — João Glama e o Terramoto de 1755, a exposição aborda os dramáticos acontecimentos a que o pintor João Glama (c.1708-1792) assistiu, levando-o a pintar a tela conhecida como O Terramoto de 1755. Encenada como uma grande panorâmica das várias catástrofes que destruíram Lisboa no dia de Todos os Santos — o tremor de terra, o grande incêndio e, por fim, o maremoto –, a pintura realça algumas das trágicas consequências vividas pela população.

O pintor João Glama trabalhou durante mais de 35 anos nesta obra, mas deixou-a inacabada. De acordo com o MNAA, os documentos entretanto reunidos permitem compreender melhor o artista e a sua vasta obra, que será abordada nesta exposição comissariada por Alexandra Markl e Celina Bastos.

Criado em 1884, o MNAA acolhe a mais relevante coleção pública de arte antiga do país, de pintura, escultura, artes decorativas portuguesas, europeias e da Expansão Marítima Portuguesa, desde a Idade Média até ao século XIX, e é um dos museus com maior número de obras classificadas como tesouros nacionais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR