27 de fevereiro de 2010: dia de casamento de Paula Podest Ruiz e Carlos Ciuffardi Elorriga. Ou pelo menos seria, se nesse mesmo dia um dos maiores terramotos de que há registo não tivesse atingido o Chile, causando 525 mortes e a destruição de estradas, pontes, casas e também da igreja onde Paula e Carlos, ambos comissários de bordo, iriam casar. O infortúnio obrigou-os a casar pelo civil e assim ficaram, sem alguma vez fazerem uma cerimónia pela igreja — até que esta quinta-feira o infortúnio se transformou em sorte, e o Papa os decidiu casar a bordo de um avião.

[jwplatform Tfyu0GTP]

O casal, que estava a trabalhar na viagem de Francisco de Santiago a Iquique, teve a oportunidade de ir tirar uma foto de grupo com o pontífice. Então começaram a trocar umas palavras com o Papa, que lhes perguntou se eram casados. Paula e Carlos, que se conheceram no trabalho, contaram-lhe a sua história e pediram que este abençoasse o seu casamento, mas Francisco teve outra ideia.

“Querem que vos case?”, perguntou o Papa, segundo a Reuters. “Aqui?”, perguntaram. O Papa disse que sim e perguntou se o casal tinha a certeza. Paula e Carlos não deixaram a oportunidade passar: Francisco realizou uma cerimónia a bordo do avião, que contou com o CEO da LATAM, a companhia aérea, como testemunha oficial do casamento. O documento foi assinado a bordo por um cardeal chileno.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Greg Burke, o diretor de comunicação do Vaticano, disse, em declarações aos jornalistas após o voo, que “tudo é válido, tudo é lícito”.

Carlos Ciuffardi, em entrevista ao Vatican News, disse que ser casado pelo Papa a bordo de um avião é “tremendamente inspirador”, algo que disse ser “único” para o pontífice e “impensável” para Carlos e Paula, que são pais de duas meninas, de seis e três anos.

Papa celebra casamento no voo Santiago-Iquique

Chile“Tinham ideia de casar-se em uma igreja, mas não puderam fazê-lo. Então decidiram fazer hoje no avião”.Assim o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, explicou aos jornalistas presentes no voo Santiago-Iquique o casamento celebrado momentos antes.O Papa Francisco uniu em matrimônio os comissários de bordo Paula Podest Ruiz, 39 anos, e Carlos Ciuffardi Elorriaga, 41, pais de duas meninas, uma de 6 e outra de 3 anos.“É tudo válido, tudo lícito! Foi feito pelo Papa. E há um ato escrito. (…). Foi uma surpresa também para o Papa. Eles pensavam em fazê-lo, tinham esta ideia de se casar no civil, eles tem dois filhos, queriam estar no mesmo avião, tinham a ideia de pedir ao Papa…tinham ideia de casar-se em uma igreja, mas não puderam fazê-lo. Então decidiram fazer hoje no avião”.Confira a entrevista, em espanhol, do novo casal. (https://goo.gl/a6JHLw)

Posted by Vatican News on Thursday, January 18, 2018