Metade da história é parecida com a de Aboubakar: avançado, internacional africano, a chegar ao Dragão vindo do Lorient. A outra é diferente: dianteiro mais móvel no ataque, ganês, transfere-se por empréstimo para o FC Porto. Três anos e meio depois, os azuis e brancos voltam a apostar no mercado francês para assegurarem Majeed Waris, mais uma opção para uma linha ofensiva que tem brilhado sobretudo com Aboubakar (camaronês), Marega (maliano) e Brahimi (argelino), naquela que é a segunda contratação na era Sérgio Conceição após Vaná.

FC Porto segue para estágio no México com um reforço de última hora: Vaná, ex-guarda-redes do Feirense

Nascido em Tamale, Waris, de 26 anos, começou a jogar com 12 anos na Right Dream Academy, passando depois pelo Hartpury College, em Inglaterra, e pela Nike Academy antes da primeira paragem a sério num clube, o BK Häcken. E foram três anos em grande na Suécia, tendo mesmo sido nomeado o melhor jogador do Campeonato em 2012, época em que conseguiu apontar cinco golos no 6-0 frente ao IFK Norrköping.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na altura, falou-se muita na possibilidade de rumar a França ou à Alemanha, mas acabou por saltar mesmo da Escandinávia para a Rússia, onde assinou pelo Spartak Moscovo. Aí já não foi tão feliz, tapado por nomes como Dzyuba, Emenike ou Ari. Por isso, foi cedido por empréstimo ao Valenciennes, onde teve impacto imediato com nove golos em 16 jogos. Em 2014, no último dia do mercado de verão, os turcos do Trabzonspor pagaram 5,5 milhões de euros pelo passe do avançado, que passado um ano, por uma quantia muito semelhante, mudou-se finalmente para França (Lorient), após abordagens de vários clubes da Ligue 1.

Apesar dos bons desempenhos pelo conjunto gaulês (12 golos em 25 jogos em 2015/16, 11 golos em 40 jogos na última temporada), não conseguiu evitar a descida de divisão. Esta época, fez sete partidas (e um golo) no escalão secundário, a última das quais há mais de um mês (8 de dezembro, 26 minutos no 2-1 com o Sochaux).

Amigo de Kevin-Prince Boateng (que, recorde-se, chegou a ter pé e meio no Sporting antes de ter chumbado nos exames médicos) e do ex-portista Atsu, Waris foi internacional mais de 20 vezes desde 2012 e esteve nos pré-convocados para o Campeonato do Mundo de 2014, sendo depois um dos três nomes cortados dos 23 finais. Avançado móvel, capaz de jogar em dupla na frente ou de cair numa das alas (um pouco como Marega, sem o potencial físico do maliano mas com outra capacidade técnica), o ganês é o primeiro reforço dos dragões neste mercado de inverno mas não deverá ser o único (e o próximo deve ser Paulinho, médio do Portimonense).

https://www.youtube.com/watch?v=gN6Q6BN8H78