As provas da Operação Marquês, incluindo escutas, foram entregues aos arguidos com vírus informáticos, o que irá contribuir para o arrastar do processo. A defesa de José Sócrates e de Ricardo Salgado — segundo divulgaram, respetivamente, o Público e a Sábado esta sexta-feira — queixam-se de as provas não terem chegado em condições de serem devidamente consultadas. Na sequência destes problemas, o juiz ainda não marcou uma data para a instrução e remeteu o processo ao Ministério Público para que resolva os problemas dos ficheiros que chegaram aos arguidos.

De acordo com o Público, quando os advogados de José Sócrates foram buscar os discos que deixaram no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) foram desde logo informados por uma escrivã que deveriam aceder ao conteúdo dos discos com anti-vírus, já que podiam estar infetados. Pedro Delille — um dos advogados de José Sócrates citado pelo Público — queixa-se que, mesmo após passarem por um perito informático, as escutas estão impercetíveis: “É impossível identificar quem está a falar”.

Também a Sábado noticiou esta sexta-feira, citando um despacho do juiz de instrução Carlos Alexandre, que o advogado de Ricardo Salgado “deu conta” ao Ministério Público “das várias vicissitudes ocorridas com os suportes informáticos que lhe foram entregues”, tendo advertido o DCIAP que “as cópias poderiam conter vírus”. Ainda por resolver, lembra a revista, está o acesso de todos os arguidos às escutas de José Sócrates que têm “conteúdo político”. Até agora, Carlos Alexandre só concedeu o acesso das escutas a José Sócrates, a Carlos Santos Silva e a Zeinal Bava. Os restantes arguidos acusados (Henrique Granadeiro, Armando Vara, Hélder Bataglia, Joaquim Barroca e Sofia Fava) não têm acesso a essas escutas.

Todos estes problemas estão a impedir que o processo avance para uma nova fase (a instrução). A abertura de instrução já tinha sido adiada, precisamente, devido ao atraso na entrega das peças processuais aos arguidos. Agora, chegaram aos arguidos, mas não nas melhores condições.

Abertura de instrução da Operação Marquês adiada para 2018

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR