São duas das maiores empresas do mundo. A Alphabet (que detém o Google) e a Tencent (que detém empresas como a Supercell, o WeChat e a Riot Games) assinaram um acordo de partilha de patentes, avança a Bloomberg. Estando no segundo e quinto lugar, respetivamente, da lista das maiores empresas do mundo, a americana Alphabet e a chinesa Tencent querem, com esta aliança, facilitar a expansão nos países de cada uma das tecnológicas.

Não foram reveladas quais as áreas que cobrem o acordo, mas segundo declarações de Mike Lee, responsável de patentes da Google, a parceria servirá para as duas empresas “construirem, em conjunto, melhores produtos e serviços”. Em 2010, os serviços da Google foram bloqueados na China, abrindo caminho para o crescimento exponencial da Tencent, que é líder no oriente em plataformas de redes sociais e de videojogo. Esta parceria poderá ajudar a Alphabet a aumentar a presença no mercado chinês.

Tencent atinge valor em bolsa de 500 mil milhões e ultrapassa Alibaba

No passado, a Alphabet já celebrou parcerias semelhantes com outras grandes empresas tecnológicas, como a Samsung, a LG ou a Cisco. No entanto, esta é a primeira parceria do género da dona do Google com uma empresa chinesa. Estes acordos permitem também às empresas reduzirem drasticamente os litígios com quebra de patentes, agilizando o processo burocrático para a disponibilização de novos produtos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR