A informação foi avançada pela Football Writers Association (Associação de Escritores de Futebol): Pelé, que deveria viajar este fim-de-semana para Londres onde seria homenageado no hotel Savoy, iria falhar o evento depois de ter sido internado de urgência com sinais de “grave exaustão”, no seguimento de um desmaio que teria sofrido em casa.

“Nas primeiras horas desta quinta-feira, Pelé colapsou e foi levado para um hospital no Brasil onde foi submetido a uma série de testes que parecem apontar para um quadro de grave exaustão. Continua a ser monitorizado enquanto recupera, mas felizmente não há nada que sugira algo mais grave do que exaustão”, comunicou a FWA.

Afinal, tudo poderá não ter passado de um mal entendido. “Não sei quem inventou isso. Foi ao Rio de Janeiro esta semana e a viagem de carro desde São Paulo, de ida e volta, foi muito cansativa. Ele não se sentiu mal, está apenas em casa a fazer fisioterapia”, explicou o assessor José Fornos Rodrigues à agência Efe.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em paralelo, o hospital Albert Einstein, onde Pelé costuma recorrer sempre que tem algum problema de saúde, negou também que a antiga glória tivesse passado pela unidade em São Paulo esta semana, nem para ser internado nem sequer para fazer exames médicos.

Pelé em dezembro com Vladimir Putin e Diego Maradona, no sorteio do Mundial (ALEXEY NIKOLSKY/AFP/Getty Images)

Recorde-se que, nos últimos anos, o único jogador a ganhar três Campeonatos do Mundo de seleções teve alguns episódios clínicos por problemas nos rins e na próstata, que o obrigaram a fazer intervenções cirúrgicas. Pelé, que foi também operado à anca em 2012, mostrou visíveis dificuldades motoras nas últimas aparições públicas, nomeadamente no sorteio da fase de grupos do Campeonato do Mundo.

No início da semana, quando marcou presença na cerimónia do Campeonato Carioca, Pelé teve uma tirada muito engraçada sobre essas mesmas dificuldades. “Antes de entrar aqui no palco estava a discutir com o meu assessor se vinha com a ajuda do andarilho ou de um acompanhante mas disse-lhe: ‘Se pela primeira vez Deus me deu um par de sapatos novos, vou mostrar'”, atirou entre os risos e aplausos dos presentes.