A National Geographic era uma revista jovem com apenas quinze anos quando a Expedição Polar Ziegler partiu de Vardo, na Noruega, com destino ao Polo Norte. A bordo do navio America, o explorador Anthony Fiala liderava um projeto que William Ziegler tinha preparado nos tempos livres que lhe sobravam ao comandar a companhia de farinhas Royal. A National Geographic ia a bordo: daquela viagem até à baía de Teplice, na ilha Rudolfo, havia de resultar o primeiro vídeo alguma vez feito por aquela sociedade. Um vídeo que testemunhava “um desastre”.

A 14 de junho de 1903, o barco saiu da Noruega para atravessar o mar de Barents. Não havia de passar da Terra de Francisco José: em novembro daquele ano, as condições meteorológicas pioraram tanto que o America se despedaçou. A comida e carvão a bordo do navio ficaram destruídos. Era o fim da Expedição Polar Ziegler, mas o início de um arquivo da National Geographic que já recolhe milhões de imagens sobre o que se passa pelo mundo fora. Em 1904, o que restava do barco foi completamente engolido pelo mar.

Anthony Fiala não estava habituado a desistir. Em 1901 já tinha estado a bordo de outra expedição, mas apenas como fotógrafo. E sabia os riscos que tinha pela frente: apesar de o navio só ter capacidade para 270 kg de comida, Anthony Fiala encheu o America com quase o dobro dessa quantidade. Era, segundo ele, o mínimo indispensável para alimentar toda a tripulação. Quando a comida acabasse, os cães tinham de ser alimentados com carne de cavalo. Mas, encalhados no gelo, Fiala teve de improvisar.

Fiala era o novo líder do projeto de William Ziegler e tinha pela frente um grande desafio: com o America parado, a equipa teve de ficar dois anos presos na ilha à espera de um grupo de resgate. Ninguém ficou parado, porque Fiala sabia que parar no gelo era o mesmo que morrer. Arranjou ocupação para toda a gente: uns tinham de garantir caça para toda a tripulação, outros tinham de estudar o gelo e o campo magnético, alguns tinham de desenhar mapas do local e outros tinham de transformar isso tudo em gráficos. Quando a equipa de resgate chegou à Terra de Francisco José, toda a gente mantinha uma vida tão normal quanto possível. E toda a gente mantinha a boa disposição.

Várias primaveras foram passadas a tentar chegar ao Polo Norte. Nenhuma teve sucesso até 1908 ou 1909 (não se tem a certeza de quais foram os primeiros exploradores a lá chegar), testemunham os vídeos da National Geographic. O primeiro álbum de imagens da revista fop, portanto, um “desastre”. Agora, a revista publica esse material para celebrar os 130 anos da marca. Veja na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR