Apresentado pela primeira vez em Dezembro último, o novo carro de ralis da Volkswagen, baseado na sexta geração do Polo, acaba de ver confirmada a entrega das primeiras 15 unidades. Processo que deverá ter lugar na segunda metade deste ano, com um dos carros a ter como destino, já garantido, Portugal.

Segundo revela agora a Volkswagen, os 15 clientes que terão a oportunidade de ser os primeiros a receber um dos novos Volkswagen Polo GTI R5 terão sido já informados da decisão. A qual determinou que três das unidades sejam entregues à formação austríaca da Baumschlager Rallye & Racing, três sigam para equipas belgas (dois para a BMA e um para a THX Racing), dois para uma formação finlandesa (Printsport Oy team), dois para uma italiana (HK Racing team) e um para uma sueca (Kristoffersson Motorsport). Sendo que o último Polo GTI R5 destinado a equipas privadas europeias seguirá para Portugal, com o objectivo de ser entregue a uma formação nacional cujo nome não foi ainda divulgado.

As três últimas unidades deste lote de 15 farão mais de 11 mil quilómetros, para serem entregues do outro lado do Atlântico, no Paraguai, onde será o importador a ficar responsável por fazê-las alinhar em provas de rali no país.

Estamos impressionados com o feedback positivo que temos recebido acerca do Polo GTI R5″, comentou já o director da Volkswagen Motorsport, Sven Smeets. “A procura dos clientes tem sido enorme e nós, é claro, estamos muito contentes com isso, não deixando de ser uma motivação adicional fornecer às equipas que o desejem o melhor carro de ralis possível.”

Sobre o carro de ralis propriamente dito, tem por base o mesmo motor do Polo GTI, um quatro cilindros 1,6 litros turbo com injecção directa, montado transversalmente sobre o eixo dianteiro, a debitar 272 cv e um binário máximo de 400 Nm. Números aproveitados através de uma transmissão sequencial de competição, com cinco velocidades, que por sua vez envia a potência para as quatro rodas, garantindo assim acelerações dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,1 segundos. Isto graças também a um conjunto cujo peso não ultrapassa os 1.230 kg.

Produzido na fábrica espanhola de Pamplona, Espanha, segundo os regulamentos FIA, o Polo GTI R5 surge ainda com “gaiola” de segurança integral e todos os componentes obrigatórios de segurança, estando prevista a sua homologação já para a temporada de 2018 de ralis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR