A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI) disse esta quarta-feira em Davos que “Portugal é um excelente exemplo de um país que se comprometeu a transformar a sua economia e que agora está a colher os benefícios”. A declaração de Christine Lagarde seguiu-se ao encontro que manteve com o primeiro-ministro e o ministro das Finanças portugueses em Davos, Suíça onde estão para o Fórum Económico Mundial.

Numa curta declaração depois do encontro, Lagarde elencou mesmo os “benefícios” que detecta no país, no pós-troika e depois de cumprido o memorando assinado entre Portugal, FMI, Banco Central Europeu e Comissão Europeia: “Crescimento renovado, emprego a crescer, acesso sustentado ao mercado e conseguir antecipar o pagamento da maior parte do empréstimo ao FMI”.

Portugal conclui pagamento da tranche mais elevada do empréstimo do FMI

Na segunda-feira, o secretário de Estado das Finanças anunciou em Bruxelas que Portugal “vai fazer o pagamento dos 800 milhões de euros do empréstimo do FMI, que correspondem à parte final daquilo que era a autorização concedida, mas também daquilo que era o empréstimo em condições menos favoráveis”. Ricardo Mourinho Félix falou depois da primeira reunião do Eurogrupo presidida por Mário Centeno.

Lagarde ainda aproveitou o momento desta manhã para congratular Centeno pela eleição, em dezembro, como presidente do Eurogrupo. Aos dois governantes portugueses, com quem esteve reunida esta manhã, a presidente do FMI disse que os “encorajou a continuar neste caminho positivo para Portugal”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR