Não é segredo para ninguém: a China é um dos mercados mais apetecidos para os construtores automóveis e a PSA, com o português Carlos Tavares ao leme, não esconde a ambição de aumentar as vendas do grupo – agora composto pela Opel, que se juntou à Peugeot, Citroën e DS. Ora, se as vendas se puderem socorrer de um mecanismo de financiamento rápido, mais facilmente se concretizarão. É este o enfoque de uma inovadora solução O2O (online para offline e offline para online), que permite aos chineses obterem uma aprovação de crédito em segundos. Bastando-lhes, para tal, perderem uns minutos a usar os seus smartphones, numa app que agiliza todo o processo.

Em comunicado, a PSA explica que a app “DONGFENG PSA Finance” corre quer em Android ou em IOS, abrindo caminho para “um avanço significativo em termos de processamento dos pedidos dos clientes”. Vantagem competitiva que é sublinhada na nota enviada à imprensa: “Groupe PSA é o primeiro construtor automóvel a lançar uma aplicação para smartphones com propostas de crédito automóvel na China.”

Em termos práticos, depois de ter escolhido o seu Peugeot ou Citroën (para já as duas únicas marcas da PSA integradas na solução), o cliente tem de indicar o tipo de financiamento que pretende. De seguida, faz um scan aos seus cartões de identificação e de crédito, e verifica as informações pessoais e bancárias recolhidas por reconhecimento óptico. Segue-se uma selfie e uma filmagem, para cumprir requisitos legais, e a validação da identidade através do reconhecimento facial. Ou seja, depois do potencial cliente passar por um processo de identificação assente em seis pontos, respondendo a “10 perguntas simples”, a filial chinesa de financiamento do Grupo PSA consegue “tomar uma decisão de crédito em menos de 10 segundos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR