No Reino Unido, um homem de 31 anos foi estrangulado até à morte pela sua píton de 2,4 metros, em Basingstoke, Hampshire. Daniel Brandon, que era dono de dez cobras e 12 tarântulas, morreu por asfixia no dia 25 de Agosto de 2017, tendo a cobra sido encontrada fora da sua gaiola e perto do corpo. Durante meses houve dúvidas acerca das causas da morte, algo que foi agora determinado por um inquérito.

De acordo com a BBC, o médico legista que investigou a morte, Andrew Bradley, disse não ter dúvidas de que Brandon “morreu resultado de contacto” com a cobra, a que o dono chamou Tiny [“pequena” ou “minúscula”]. A mãe de Daniel, Barbara Brandon, revelou que o filho tinha a cobra desde que esta era pequena o suficiente para lhe caber na mão. Barbara disse ainda que o filho tinha noção da força da cobra e que nunca se tinha sentido ameaçado.

Tiny é uma píton africana, a maior espécie de cobra de África. As pítons africanas, cujo nome cíentifico é Python sebae, são nativas da África Subsariana e podem atingir cerca de 7 metros de comprimento. A cobra costuma predar animais do tamanho de antílopes, os quais engole por inteiro. Não é uma cobra venenosa, matando as suas presas através de constrição.

Bradley tem a certeza de que Tiny esteve “envolvida” com Daniel, tendo-se “enrolado à sua volta” em algum momento. “Houve um ponto em que ela ou o dominou inesperadamente ou o fez tropeçar”, afirmou. O médico legista referiu ainda que a cobra se escondeu depois de matar o dono “por causa do choque dele cair ou por causa da sua reação”.

Contudo, um perito de cobras, John Cooper, considerou em tribunal que Brandon, que tinha cobras há 16 anos, “teria sabido como desenrolar uma píton”. Cooper disse ainda que analisou a mudança de pele de Tiny no mês de novembro, referindo que esta deveria apresentar arranhões visíveis causados pelas tentativas do dono em desenrolar a cobra. No entanto, o perito não encontrou nenhuns.

Em memória de Daniel Brandon, os seus amigos decidiram criar uma página de JustGiving para angariar fundos para a WWF, a World Wide Fund for Nature, e para a Royal Society for the Protection of Birds, devido à obsessão de Dan com “toda a vida selvagem”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR