A espanhola Gas Natural terá proposto uma fusão com a EDP ao Governo português. De acordo com o jornal espanhol El Confidencial, o cenário terá sido discutido ao mais alto nível numa reunião recente entre o presidente da empresa espanhola, Isidro Fainé, e António Costa.

Nesta reunião, em relação à qual não é avançado local nem data, Fainé terá procurado mostrar a bondade de uma operação de fusão entre as duas empresas, revelando inclusive a disponibilidade para indicar um gestor português para a presidência do novo grupo. Neste caso, António Mexia, que irá fazer um novo mandato à frente da EDP. Esta “oferta” teria ainda como finalidade persuadir a maior acionista da EDP, a China Three Gorges, a apoiar a fusão que, segundo a imprensa, tem vindo ser tentada pela Gas Natural há vários anos.

O investimento chinês na EDP, realizado através de empresas estatais, tem sido apontado com uma aposta estratégica de Pequim para se posicionar economicamente na Europa, mas também para chegar a outros mercados onde está a elétrica portuguesa como o Brasil e os Estados Unidos. Uma aposta de longo prazo que não seria fácil de compatibilizar com uma fusão ibérica que diluísse a posição acionista chinesa.

Ainda de acordo com o jornal espanhol, António Costa, que identifica também como secretário-geral do PS, terá transmitido a Fainé que não podia permitir a venda EDP porque os principais acionistas eram duas companhias estatais chinesas que controlam 25% e por considerar que alienação da elétrica iria contra a “filosofia dos seus eleitores”, que preferem manter os “gigantes nacionais”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Observador questionou o gabinete do primeiro-ministro sobre este encontro, mas não obteve resposta até agora.

Para além dos chineses, o capital da EDP está ainda disperso por vários investidores institucionais, alguns dos quais fundos soberanos de outros países, mas o terceiro maior acionista é a fundação Masaveu, um investidor espanhol.

O Estado português já não é acionista da EDP desde 2012 quando vendeu a sua participação aos chineses da China Three Gorges. No entanto, o Governo ainda é um parte interessada muito relevante num setor altamente regulado como é o da eletricidade e onde as iniciativas legislativas podem ter muito impacto, como tem sido visível nos conflitos recentes entre a EDP e o Estado.

O El Confidencial explica ainda a abordagem a António Costa com a circunstância de a EDP, apesar de ter um acionista de referência chinês, ser uma das poucas empresas estratégicas que ainda é vista como portuguesa, muito por via da gestão, tal como a Galp onde o maior acionista é o Grupo Amorim. Lembra o caso da venda da Portugal Telecom à francesa Altice, mas não refere a tomada de controlo, concretizada no ano passado, do BPI pela CaixaBank, detido pela Criteria Caixa Corp, precisamente o maior acionista da Gas Natural. Nem a compra do Banif pelo Santander. Estas operações suscitaram em alguns setores a preocupação com a espanholização da banca.

O PCP e o Bloco de Esquerda, que apoiam o PS, têm contestado o resultado das privatizações de empresas que oferecem serviços públicos feitas pelo Governo PSD/CDS e pedido com iniciativas no Parlamento reversão/nacionalização de total, caso dos CTT, ou parcial, caso da REN (Redes Energéticas Nacionais). Até agora, foi revertida apenas em parte a venda do controlo da TAP a privados.

O grupo de energia espanhol está muito dependente de energias fósseis e tem procurado reforçar a sua posição no segmento das renováveis, o que seria alcançado com a integração do grupo EDP, que inclui a EDP Renováveis, uma empresa que tem sede em Espanha e importantes operações.

As ações da EDP estavam a valorizar menos de 0,3% na bolsa esta quinta-feira.