Lula da Silva está proibido de sair do Brasil. De acordo com a Folha de S. Paulo, um juiz federal emitiu uma ordem que obriga o antigo presidente brasileiro a entregar o passaporte.

Esta medida – decidida pelo juiz Ricardo Leite – não está relacionada com o processo Lava Jato, através do qual Lula da Silva viu esta quarta-feira ser confirmada e agravada a sentença de 12 anos e um mês de prisão. Em causa está a Operação Zelotes, onde o ex-presidente do Brasil é suspeito de tráfico de influências e lavagem de dinheiro na compra de caças suecos, durante o mandato de Dilma Rousseff.

Segundo o jornal brasileiro, o juiz já comunicou a medida à Polícia Federal mas o prazo para Lula da Silva entregar a documentação ainda não foi decretado. O antigo presidente brasileiro tinha marcada, para esta sexta-feira, uma viagem à Etiópia: as autoridades pretendem aconselhar os advogados de Lula a cancelar a viagem desde já e evitar uma eventual detenção em pleno aeroporto.

A notícia surge no mesmo dia em que o PT lançou a pré-candidatura de Lula da Silva às eleições para a Presidência da República, que se realizam em outubro deste ano.

PT cumpre a promessa: Lula vai ser candidato às presidenciais

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR