A Venezuela declarou esta quinta-feira ‘persona non grata’ o embaixador espanhol em Caracas, Jesus Silva, referindo que o seu país cometeu “agressões contínuas” contra o Governo do socialista do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

“A Venezuela informa a comunidade internacional de que decidiu declarar ‘persona non grata’ o embaixador do Reino da Espanha na Venezuela (…) em virtude da contínua agressão e repetidos atos de interferência nos assuntos internos do nosso país”, segundo uma declaração do Ministério dos Negócios Estrangeiros venezuelano.

Na quarta-feira, o Governo venezuelano havia chamado o seu embaixador em Madrid, após as sanções adotadas pela União Europeia contra sete altos funcionários venezuelanos, nomeadamente o congelamento de ativos e a proibição de vistos para a UE.

Caracas acusa o chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, de ser um dos principais responsáveis por essas medidas.

As relações entre Espanha e Venezuela estão tensas desde a eleição do Presidente Hugo Chávez (1999-2013), que morreu em 2013, tendo subido ao poder posteriormente o seu afilhado político Nicolás Maduro.

Em dezembro, A Venezuela teve a mesma atitude em relação aos embaixadores do Brasil e Canadá, que posteriormente tomaram medidas idênticas em relação os embaixadores venezuelanos nos seus respetivos países.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR