Em 2014, 50 Cent lançou Animal Ambition, álbum que marcava o regresso do rapper aos discos. Na semana de lançamento, “Fiddy” vendeu apenas 47 mil cópias, menos de um terço do que tinha vendido na primeira semana do seu anterior álbum. Foi, portanto, um falhanço comercial — o primeiro da carreira de um dos nomes mais influentes do género nos anos 2000. Contudo, nem tudo foi um “flop”: na altura, 50 Cent deixou que os fãs adquirissem o seu álbum com Bitcoin e agora tem 7 milhões de dólares numa conta de que já nem se lembrava.

A notícia foi avançada pelo TMZ, que reporta que os fãs do rapper podiam adquirir o álbum por uma fracção de Bitcoin, que então valia cerca de 660 dólares. 50 Cent, que foi o primeiro rapper a aceitar a criptomoeda como forma de pagamento, terá arrecadado cerca de 700 bitcoins em vendas, cujo valor em dólares rondava, na altura, os 400 mil. Hoje, considerando que o valor da criptomoeda ronda os 10, 12 mil dólares, essas bitcoins valem entre 7 milhões e 8,5 milhões de dólares.

Apesar de ter sido um pioneiro, a “experiência” não deve ter sido memorável para o artista. De acordo com o The Verge, Jackson, após ter confirmado a notícia nas redes sociais, admitiu numa publicação no Instagram (entretanto apagada) que se tinha “esquecido de que tinha feito essa m****”.

https://twitter.com/50cent/status/955908135922950144

50 Cent, que saltou para a ribalta com o seu primeiro álbum, Get Rich or Die Tryin’, tem tendência para acertar em investimentos: em 2004, o rapper assinou um acordo de parceria com a empresa detentora da Vitaminwater, a Glacéau, tendo ficado com 10% da empresa. Três anos depois, em 2007, a Coca-Cola viria a comprar a Glacéu por mais de 4 mil milhões de dólares, dos quais Jackson recebeu cerca de 100 milhões, após impostos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR