Carles Puigdemont anunciou que vai seguir as indicações dadas este sábado pelo Tribunal Constitucional espanhol, e pedirá ao juiz Pablo Llarena que lhe conceda autorização para estar presente na cerimónia de investidura como presidente do governo regional da Catalunha, marcada para terça-feira em Barcelona.

O anúncio foi feito esta manhã numa conferência de imprensa do partido Juntos pela Catalunha (JpC), onde foi também analisada a decisão dos juízes do Tribunal Constitucional. Mais tarde, numa entrevista à Rádio Catalunha, o deputado independentista do JpC Josep Rull esclareceu que Puigdemont quer regressar para a investidura mas vai exigir “garantias”. E ao mesmo tempo que diziam que iriam seguir a indicação do TC, criticavam-na: “O presidente da Catalunha é eleito pelo povo da Catalunha, não pelo Governo espanhol nem pelos tribunais”.

Pelo mesmo caminho foi Eduard Pujol, porta-voz da “lista do presidente”. Colocou pressão no juiz que vai avaliar o pedido de Puigdemont e pediu a cabeça da vice-presidente espanhola. “Se o juiz Llanera permitir, e cremos que ele atuará com liberdade, Puigdemont virá e explicará o seu plano de Governo”, disse. E ainda que considere que a decisão do TC “é um fato feito à medida para não importunar o Governo espanhol”, afirma logo a seguir que “Soraya Santamaria deve demitir-se porque foi desautorizada na sua proposta altamente agressiva contra a Catalunha”, que pedia a impugnação e suspensão automática da candidatura e investidura de Puigdemont.

Ontem os juízes do Constitucional decidiram por unanimidade que Puigdemont, que fugiu de Espanha na sequência de um mandado de detenção e está desde então na Bélgica, poderia ser investido como presidente da Generalitat, desde que assistisse presencialmente à sessão do parlamento regional onde é votado o nome da pessoa que será o novo líder regional catalão. E para que tal acontecesse, o Constitucional decidiu que Puigdemont tinha de pedir autorização a um juiz. Uma decisão que foi uma derrota para o governo espanhol — Rajoy queria que o Tribunal impedisse a investidura de Puigdemont — mas que acabou por não ser uma total vitória para o próprio Puigdemont, que já estava a preparar uma investidura desde a Bélgica.

Puigdemont só pode ser investido no parlamento catalão, decide o Constitucional

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR