A polícia angolana deteve, em dois dias, 237 cidadãos da República Democrática do Congo (RDCongo), que se encontravam ilegalmente na província angolana de Cabinda, divulgaram esta terça-feira as autoridades locais.

Segundo informação do porta-voz do comando provincial de Cabinda da Polícia Nacional, superintendente-chefe Feliciano da Mónica, a operação denominada “Tempo” foi realizada entre 24 e 26 deste mês, sendo o grupo detido integrado por 46 crianças.

Feliciano da Mónica referiu que os cidadãos congoleses foram encontrados na aldeia e mata de Lolo, regedoria do Subatando, município de Cabinda, durante uma campanha de enfrentamento dos órgãos operativos do Ministério do Interior. O responsável, citado pela agência noticiosa angolana Angop, referiu ainda que a operação em curso visa a recolha de imigrantes ilegais, que se dedicam à lavagem de viaturas na via pública, venda ambulante e atividades em salões de beleza.

O porta-voz da polícia de Cabinda, província fronteiriça com a RDCongo, frisou que devido à operação muitos imigrantes ilegais estão a fugir para as matas com as respetivas famílias, para se dedicar agora ao fabrico de carvão vegetal, derrubando anarquicamente as árvores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo Feliciano da Mónica, muitos dos ilegais são contratados por cidadãos nacionais para trabalharem na agricultura, na cidade de Cabinda e arredores. A referida operação deverá ser também realizada em zonas já identificadas por autoridades tradicionais, coordenadores e chefes de zonas do enclave de Cabinda.

Recentemente, o ministro da Defesa de Angola, Salviano Sequeira, considerou que Cabinda merece o “máximo de atenção” pela sua especificidade, salientando que apesar das “ótimas relações” com a RDCongo e a República do Congo, países vizinhos de Angola, a imigração ilegal é um problema.

“Cabinda é uma província que do ponto de vista estratégico temos que tomar o máximo de atenção. Não temos problemas de fronteira com a Namíbia, Zâmbia, com o Congo, mas com a RDCongo temos problemas de fronteira”, disse Salviano Sequeira.