Cinema

“120 batimentos por minuto” e “Au revoir là-haut” lideram prémios de cinema francês

Os filmes "120 batimentos por minuto" e "Au revoir là-haut" lideram as nomeações para os prémios do cinema francês. Os Césares são entregues a 2 de março.

GUILLAUME HORCAJUELO/EPA

Os filmes “120 batimentos por minuto” e “Au revoir là-haut” lideram, em 13 categorias, a corrida aos prémios de cinema francês, os Césares, segundo as nomeações reveladas esta quarta-feira.

“120 batimentos por minuto”, de Robin Campillo, sobre os anos de ativismo na luta contra a Sida, nos anos 1990 em França, e “Au revoir là-haut”, de Albert Dupontel, adaptação de um romance passado na Primeira Guerra Mundial, competem nas principais categorias, como melhor filme, realização, fotografia, montagem e representação.

Para o César de melhor realização estão ainda indicados Mathieu Amalric (“Barbara”), Julia Ducournau (“Grave”), Hubert Charuel (“Petit Paysan”), Michel Hazanavicius (“Le redoutable”) e Eric Toledano e Olivier Nakache (“Le sens de la fête”). A comédia “Le sens de la fête” segue com dez nomeações e “Barbara”, o filme de Mathieu Amalric com a atriz Jeanne Balibar, soma nove nomeações.

Além destes todos já referidos, “Le brio”, “Patients”, “Petit paysan” também estão nomeados para melhor filme. Para o César de melhor atriz estão indicadas Jeanne Balibar, Juliette Binoche, Emmanuelle Devos, Marina Foïs, Charlotte Gainsbourg, Karine Viard e Doria Tillier.

Swan Arlaud, Daniel Auteuil, Jean-Pierre Bacri, Guillaume Canet, Albert Dupontel, Louis Garrel e Reda Kateb estão indicados para melhor ator. A atriz espanhola Penélope Cruz receberá um César de honra. A 43ª cerimónia dos César acontecerá a 2 de março em Paris e pela primeira vez será atribuído um prémio ao filme francês mais visto nas salas de cinema.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site