As vendas de carros em Portugal baixaram 2,1% em janeiro face ao período homólogo de 2017 para 18.050 veículos, informou esta quinta-feira a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), justificando a redução com um problema na emissão de matrículas.

“O mercado registou uma variação negativa de 2,1% no mês de janeiro, mas este resultado não reflete a atividade dos operadores no período em causa que se viram impedidos de matricular todos os veículos que pretendiam”, aponta a ACAP em comunicado.

Segundo esta entidade, o problema teve “origem no sistema informático da Autoridade Tributária” e ainda persiste, impedindo “a normal emissão de matrículas”.

“Existem casos em que os operadores representantes legais de marcas de automóveis liquidaram o Imposto Sobre Veículos [ISP] não tendo, no entanto, sido atribuídas as matrículas”, assinala a ACAP, falando numa “situação que tem impacto nos operadores económicos do setor, uma vez que existem objetivos que não foram cumpridos e verificaram-se menos entradas na tesouraria, tendo atingindo em particular os concessionários, para além dos danos reputacionais que resultam da insatisfação dos clientes”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com os resultados divulgados pela associação do setor, foram registados, em janeiro, 14.894 automóveis ligeiros de passageiros, verificando-se também aqui menos 2,1% do que no mesmo período de 2017.

Neste mês, foram colocados em circulação no país 2.454 novos veículos comerciais ligeiros, menos 1% do que no período homólogo.

Já no mercado dos pesados registaram-se variações negativas de 4,9% face a janeiro de 2017, para um total de 702 veículos.