A economia portuguesa deverá ter crescido 2,7% no ano passado, mais uma décima que a previsão mais recente do Governo, e deverá crescer entre 2,2% e 2,4% em 2018, prevê o Fórum para a Competitividade, um cenário mais otimista que o da generalidade das instituições. Mas o Fórum também estima que o abrandamento do crescimento possa ser “mais aparente do que real”.

Na sua nota de conjuntura, assinada pelo economista Pedro Braz Teixeira, o Fórum para a Competitividade diz que o crescimento no último trimestre de 2017 terá abrandado para entre 2,3% e 2,4%, em termos homólogos, mas este ritmo de crescimento deverá permitir atingir um crescimento anual de 2,7%, ligeiramente acima dos 2,6% do PIB previstos pelo Governo no Orçamento do Estado para 2018.

Para este ano, a instituição liderada por Pedro Ferraz da Costa estima que a economia possa crescer entre 2,2% e 2,4%. A estimativa do Governo é de que a economia cresça 2,2%. Só a OCDE e o Banco de Portugal apontam para um crescimento superior.

O abrandamento em 2018, previsto por todas as organizações, deverá ser “mais aparente do que real”, diz a nota. A explicação estará na comparação homóloga feita durante o primeiro trimestre de 2017, já que o ponto de comparação era o primeiro semestre de 2016, altura em que o desempenho da economia “foi muito fraco”.

Ainda assim, o economista antecipa algum impacto vindo da desaceleração da economia espanhola, o maior parceiro comercial de Portugal, cuja procura externa dirigida à economia portuguesa na primeira metade do ano passado foi mais elevada do que no passado recente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR