A sociedade de construtores e de comércio automóvel (Society of Motor Manufactures and Traders, ou SMMT) anunciou que os investimentos da indústria no Reino Unido caíram 34% no último ano, face a 2016 e tudo por causa das incertezas que rodeiam o Brexit. Esta quebra traduz-se numa redução do investimento das empresas automóveis em Inglaterra de 1,1 mil milhões de libras, cerca de 1,6 mil milhões de euros.

É necessário clarificar de imediato o acordo que vai presidir à saída do Reino Unido da União Europeia (UE)”, afirmou Mike Hawes, o responsável pela SMMT.

Acredita Hawes que um “divórcio litigioso” tornaria mais cara a importação da UE das peças necessárias para a fabricação de veículos, da mesma forma que a posterior exportação dos automóveis rumo à UE seria penalizada pelas taxas adicionais.

O responsável pela SMMT recorda ainda que as fábricas de automóveis empregam centenas de milhar de pessoas no Reino Unido, instaladas em regiões em que o desemprego no passado sempre foi problemático, e que todo esse equilíbrio se está a desmoronar com os receios de um futuro incerto, caso não se chegue a um acordo satisfatório nas negociações que estão previstas arrastar-se, no mínimo, mais dois anos.

Entretanto, as vendas locais de unidades fabricadas no Reino Unido caíram 9,8% em 2017, valor que foi parcialmente compensado pelas exportações, que atingiram um valor recorde. Cerca de metade dos veículos exportados tem a UE como destino.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR