O próximo embaixador de Portugal na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), será o António Sampaio da Nóvoa, de acordo com informação confirmada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, ao jornal Público.

O Governo já desencadeou o processo de nomeação de Sampaio da Nóvoa para o cargo. A decisão de ter uma representação portuguesa na UNESCO surgiu em novembro do ano passado, depois da eleição de Portugal para o conselho executivo da UNESCO — que fez com que o atual Governo considerasse necessário voltar a ter um embaixador. Portugal já não tinha representação permanente na UNESCO, desde a altura em que o Fundo Monetário Internacional (FMI), esteve em Portugal, em 2011.

Esta não será a primeira vez que Sampaio da Nóvoa colabora com a UNESCO. O futuro embaixador já colaborou com a UNESCO, no Brasil. Mais recentemente, Sampaio da Nóvoa candidatou-se à Presidência da República nas últimas eleições presidenciais. Foi reitor da Universidade de Lisboa e professor universitário.

Quer saber quem é Sampaio Nóvoa?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR