O grupo Commedia a la Carte, constituído por César Mourão e Carlos M. Cunha, celebra 18 anos com um espetáculo na Altice Arena, em Lisboa, em maio próximo, para o qual convidou Gustavo Miranda e Marco Gonçalves.

O espetáculo, no dia 31 de maio, intitula-se “Gala Os Melhores do Mundo” e, em declarações à agência Lusa, César Mourão disse que é “uma afirmação da maior idade dos Commedia a la Carte” e um momento que pretende “seja histórico”.

O comediante reconheceu que “é um risco” apresentarem-se na sala do Parque das Nações, que tem uma capacidade de 20.000 lugares, mas “a arte afirma-se correndo riscos e não indo sempre pelo seguro, pois estagna-se”.

“Não sabemos se esgotamos ou não, mas estamos confiantes, que quem nos tem acompanhado ao longo destes 18 anos vai e vamos fazer uma festa em grande, assinalando a data como um momento histórico”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Reconhecendo os anos de experiência de palcos, César Mourão recusou qualquer automatismo na forma como atuam e salientou “a importância e a necessidade” de se surpreenderem a si próprios, pelo que “o improviso é mesmo improviso, sem truques, nem ensaios”.

“Entramos sem termos, absolutamente, nada combinado. Entramos apenas com base na nossa experiência e arriscamos sempre. Apesar da prática, um improviso nosso pode não surtir uma gargalhado ou o riso, mas lutamos todos os dias para nos surpreendermos”, declarou à Lusa.

O espetáculo vai ter “um momento musical, improvisado, que será sobre a vida de alguém, surpreendendo por ser sempre diferente”.

“Eu vou entrar na Altice Arena disposto a surpreender cada um dos meus colegas e eles a mim, também, e a partir daí vamos também surpreender o público, que vai gostar”, disse Mourão, sublinhando em seguida: “Eu não estou disposto a fazer mais do mesmo e a não deixar de surpreender o colega que está ao meu lado”.

César Mourão, em 2001, depois de cursar teatro no Brasil, cria, com Ricardo Peres e Carlos M. Cunha, o coletivo Commedia a la Carte, um grupo de comédia de improviso.

“Os Melhores do Mundo”, com a participação do colombiano Gustavo Miranda e do brasileiro Marco Gonçalves.