Uma equipa de arqueólogos descobriu um túmulo com 4.400 anos perto do Cairo, no Egito. Segundo o The New York Times e a Euronews, o túmulo deverá pertencer a Hetpet, sacerdotisa de Hathor, deusa do amor, da fertilidade e da maternidade e cuja representação é uma vaca. A mulher viveu durante a V Dinastia do Antigo Egito e terá tido “fortes ligações” ao palácio real.

“O túmulo está em muito bom estado. Há pinturas a cores de cenas tradicionais: animais a pastar, pesca, caça de pássaros, ofertas, sacrifícios, soldados e apanha de fruta”, afirmou Mostafa Waziri, secretário geral do Conselho Supremo de Antiguidades.

Os desenhos incluem ainda macacos, que à época eram animais domésticos, e representações de dança e música.

Desde o século XIX que os arqueólogos têm vindo a fazer várias descobertas na área ocidental da Necrópole de Gizé, onde foi descoberto este túmulo. “É uma área muito promissora. Esperamos encontrar mais coisas”, acrescentou Waziri.

Nesta zona está ainda em construção um museu, onde irão ser expostos alguns dos artefactos mais importantes do Egito, alguns dos quais pertencentes ao faraó Tutancámon. Parte do museu irá abrir ao público ainda este ano, mas só em 2022 abrirá na totalidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR