O Ministério Público cabo-verdiano anunciou esta terça-feira a criação de uma equipa conjunta da Polícia Judiciária e Polícia Nacional para investigar o desaparecimento de crianças na cidade da Praia, adiantando haver registo de quatro casos suspeitos de sequestro.

Desde novembro desapareceram, na cidade da Praia, três crianças com idades entre os 9 e os 11 anos, estando ainda desaparecida uma jovem de 19 anos e o seu filho recém-nascido, casos que estão a gerar alarme social no país.

Em nota, enviada às redações ao início da noite, o Ministério Público confirma que estão registados na Procuradoria da República da Comarca da Praia “quatro autos de instrução, nos quais se investigam factos suscetíveis de indiciarem a prática do crime de sequestro”.

Mais duas crianças desaparecidas em Cabo Verde

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Foram desencadeadas diligências de investigação, com vista à localização e libertação das pessoas desaparecidas, na sua maioria crianças, o que, até ao momento, não foi possível”, acrescenta a Procuradoria Geral da República (PGR).

Nesse sentido, prossegue a nota, a PGR determinou “com efeito imediato” a constituição de “uma equipa conjunta de investigação, composta por dois magistrados do Ministério Público, três elementos da Polícia Judiciária e dois da Polícia Nacional, com o objetivo de proceder à investigação das quatro situações”.

A equipa, que trabalhará em exclusividade nestes casos, será coordenada por um magistrado do Ministério Público e deverá apresentar, dentro de 30 dias, um relatório sobre a evolução da investigação. Deverá ainda, de acordo com a nota, “indicar estratégias e medidas, claras e concretas, relativamente à gestão processual a empreender” com vista a descobrir o paradeiro dos desaparecidos e a conseguir a sua libertação, bem como a identificar “os agentes dos crimes em ordem à respetiva responsabilização criminal”.

O Ministério Público admite ainda o recurso a “mecanismos de cooperação judiciária internacional”. O caso mais recente é o de duas crianças, um rapaz de 9 anos e uma rapariga de 11, que desapareceram cerca das 17h (18h de Lisboa) de sábado do bairro de Achada Limpo, arredores da cidade da Praia.

Desde 14 de novembro, encontra-se desaparecida outra rapariga de 10 anos, residente no bairro Eugénio Lima, sem que, até ao momento, as diligências efetuadas pelas autoridades tenham tido sucesso na localização da criança.