Nem a menina de 11 anos nem o filho que teve na passada sexta-feira vão voltar para a família. Ambos vão ficar sob a guarda da Comunidade Autónoma de Murcia, em Espanha, avança o jornal El Español, que cita fontes da Consejería de Familia e Igualdad de Oportunidades. O caso está a ser investigado pela polícia.

É que o pai do recém-nascido é o irmão de 14 anos mas o ato sexual que deu origem à gravidez terá acontecido quando ainda tinha 13 anos. Embora os primeiros indícios apontem para que a relação sexual tenha sido voluntária, como a mãe tem menos de 16 anos, o caso pode ser considerado um crime — a lei espanhola determina que os menores de 16 anos não têm maturidade suficiente para decidir sobre si mesmos no que diz respeito a casos como estes. Logo após o parto, o hospital informou a polícia e os serviços sociais sobre o caso.

Menina de 11 anos teve um filho, em Espanha. O pai é o irmão de 14 anos

Na passada sexta-feira, a família da criança de 11 anos chamou a ambulância com suspeitas de que a filha sofria de um “problema de estômago grave”. Depois de ser levada para as emergências da pediatria do hospital e de ser examinada, os médicos excluíram a hipótese de se tratar de problemas gastrointestinais e descobriram que a filha de imigrantes bolivianos estava em trabalho de parto. Nem a criança nem a família sabiam da gravidez, de acordo com declarações prestadas pela família.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR