A marca Esporão, que facilmente faz o leitor viajar mentalmente para montados alentejanos e planícies douradas, juntou vinho e arte num mesmo livro. O Colheitas e Artistas 1985-2015 celebra as dezenas de obras que já inspiraram e vestiram os rótulos das gamas Reserva e Private Selection, que variam entre paisagens coloridas, mais e menos definidas, e sapos artísticos, que migraram da porcelana de Joana Vasconcelos para o papel.

Nas suas páginas estão representadas 30 colheitas (vinho branco e vinho tinto) em que 32 artistas participaram na criação de rótulos com 90 obras originais, uma compilação que simboliza a relação de proximidade da marca com o mundo das artes. A título de curiosidade, a segunda capa do livro, onde se põe o olho em dezenas de garrafas do Esporão, transforma-se num poster depois de aberta.

© DR

O Reserva 1985 tinto foi o primeiro vinho da marca a ver a luz do dia e a ser lançado no mercado. É precisamente desde 1985 que o Esporão desenvolve rótulos com o contributo de diferentes artistas. O leque é tão variado que na extensa lista de convidados estão nomes como Julião Sarmento, artista plástico e pintor, e Felipe Oliveira Baptista, designer português à frente da marca de moda internacional Lacoste.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Atualmente, cada artista convidado faz quatro rótulos (para as edições branca e tinta das gamas Reserva e Private Selection), depois de ir beber inspiração ao terroir e aos vinhos do Esporão — no passado já houve situações em que obras previamente existentes foram cedidas para preencher as garrafas de vidro nuas.

8 fotos

“Até 2015, o Esporão teve o privilégio de contar com o talento e a generosidade de 29 artistas portugueses, dois angolanos e um brasileiro”, lê-se no comunicado de imprensa enviado às redações. A tradição de convidar artistas a criar rótulos para os vinhos do Esporão não se esgota nas páginas do livro, até porque ao grupo de 32 artistas convidados juntou-se Duarte Belo e será anunciada uma nova colaboração ainda este ano.

O livro está à venda por 50 euros a unidade nas livrarias Ler Devagar e Ferin, em Lisboa, na Livraria do Mercado, em Óbidos, e no enoturismo da Herdade do Esporão, no Alentejo.