A Comissão de Informações da Câmara dos Representantes aprovou a divulgação de um relatório elaborado pelo Partido Democrata que tem como tema central a investigação em torno do alegado conluio entre a campanha de Donald Trump e o Kremlin durante as eleições presidenciais de 2016.

Agora que a Comissão de Informações da Câmara dos Representantes agiu, o Presidente tem de andar depressa”, disse o líder dos democratas naquela assembleia, Chuck Schumer. “O Presidente decidiu que o público merecia ver o relatório de [Devin] Nunes antes de sequer o ter lido, por isso deve ter a mesma vontade de que o povo americano veja este relatório.”

O relatório dos democratas surge em resposta a um primeiro relatório, da autoria do congressista republicano e luso-descendente Devin Nunes, cuja tese apontava para “enviesamento” por parte da investigação do FBI a Donald Trump e à sua antiga equipa de campanha. Uma vez que o relatório original se baseava em informações classificadas, a Comissão de Informação da Câmara dos Representantes teve de aprovar a sua divulgação para que o relatório fosse conhecido. A decisão final coube ao Presidente dos EUA, Donald Trump.

Trump aprova divulgação de memorando sobre motivação política do FBI na investigação à ingerência eleitoral russa

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em declarações aos jornalistas a bordo do avião presidencial, o Air Force One, o porta-voz da Casa Branca, Raj Shah, disse que o pedido da Câmara dos Representantes ia ser analisado pela presidência.

Enquanto isso, Donald Trump recorreu ao Twitter para dirigir um ataque ao congressista Adam Schiff, autor do relatório dos democratas, comparando-o a antigos dirigentes das mais diversas agências de informações e segurança que têm apontado para a possibilidade de conluio entre o Kremlin e a campanha de Donald Trump.

“O Pequeno Adam Schiff, que está desesperado para se candidatar a cargos mais altos, é um dos maiores mentirosos e leakers [Nota: pessoa que passa informação à imprensa] de Washington, ao nível de Comey [James Comey, ex-diretor do FBI], Warner [Mark Warner, vice-presidente da Comissão de Informações], Brennan [John Brennan, ex-diretor da CIA] e Clapper [James Clapper, ex-diretor da National Intelligence]. O Adam sai de sessões da comissão à porta fechada para passar ilegalmente informações confidenciais. Tem de ser parado!”, lê-se no Twitter de Trump.

O congressista Adam Schiff respondeu a Donald Trump, igualmente pelo Twitter. “Senhor Presidente, já vi que teve uma manhã preenchida no seu ‘Tempo Executivo’ [alusão ao tempo que Donald Trump utiliza para jogar golfe com outros políticos, alegando estar a fazer política]. Em vez de espalhar rumores falsos, o povo americano gostaria que desligasse a televisão e ajudasse a resolver a crise, protegesse os Dreamers [filhos de imigrantes ilegais que foram levados para os EUA pelos pais quando ainda eram menores de idade] ou… qualquer outra coisa”, respondeu o democrata.