O chefe de Estado da Guiné Equatorial reconduziu esta terça-feira no cargo o primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, após ter demitido o Governo na sexta-feira passada, segundo refere um decreto assinado por Teodoro Obiang Nguema. “Fazendo uso das faculdades que me confere a lei fundamental, nomeio Francisco Pascual Obama Asue primeiro-ministro, encarregado da coordenação administrativa”, refere-se no decreto presidencial, lido na televisão pública.

Obiang Nguema reconduziu também os três vice-primeiros-ministros Clemente Engonga Nguema Ongueme, encarregado do setor político e democracia e também ministro do Interior, Angel Masie Mibuy, para os assuntos jurídicos da Presidência e das relações com o Parlamento, e Alfonso Nsue Mokuy, ligado aos direitos humanos.

A composição do restante elenco governamental será anunciada ao longo da semana em curso, acrescenta-se no decreto presidencial. O Governo cessante, formado após as presidenciais de abril de 2016, foi dissolvido na passada sexta-feira. As eleições legislativas, municipais e para o Senado decorreram a 12 de novembro de 2017, tendo o Partido Democrático da Guiné Equatorial (PDGE, no poder desde a independência) obtido 99 dos 100 lugares da Assembleia Nacional.

A Guiné Equatorial, que aderiu em 2014 à Comunidade dos países de Língua Portuguesa (CPLP), é liderada desde 1979 por Obiang Nguema através de um regime autoritário. Um dos maiores produtores de petróleo da África subsaariana, mas onde a grande maioria da população vive num estado de pobreza generalizada, a Guiné Equatorial tornou-se independente da Espanha em 1968.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR