Por mais voltas que se dê ou aplicações para telemóveis que se inventem, não há nada que substitua um encontro verdadeiro, cara a cara, com os amigos do coração. Encontros daqueles que nos permitem perceber, só de olhar, se o dia está a correr bem, se ainda há paixão no namoro ou se a vida vai que é uma desgraça. Encontros que podem demorar meses até se repetirem, mas quando acontecem é como se tivessem passado dois dias apenas. Porque somos capazes de pegar no ponto em que a conversa ficou e recuperar a ligação que sempre nos uniu e nunca se perdeu.

As amizades verdadeiras são assim e, diga-se o que se disser a defender o contrário, é no encontro e no convívio que se reforçam e eternizam. Um encontro que, invariavelmente, acontece à mesa. Se vasculharmos na nossa memória é isso que vamos perceber: foi à mesa que partilhámos com a nossa melhor amiga o maior segredo que guardamos. Foi à mesa que anunciámos ao amigo de todas as horas a nossa boa notícia. E foi à mesa que com eles chorámos desgostos de amores acabados ou não correspondidos.

É à mesa que os amigos o são na plenitude, com um copo de vinho na mão e um bom queijo e um enchido para saborear. É assim, neste conforto de emoções e petiscos, que os amigos se aproximam ainda mais, criando cumplicidades saborosas.

À volta da mesa e do país

Não há tristeza que não desapareça com um copo de vinho nem acontecimento importante que não mereça um brinde. Seja Douro ou Alentejo, tinto ou branco, é com este ritual que os amigos celebram e se apoiam. E porque não faz bem beber de barriga vazia, vai-se buscar amparo aos melhores queijos e enchidos do mundo – os portugueses, pois claro. É, pois, nesta tríade de sabores intensos e reconfortantes – composta por vinho, queijo e enchidos – que a amizade se estende pela noite dentro, entre risos, confidências e convívio puro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para celebrar a amizade, nada como uma visita a mais uma Feira de Queijos, Enchidos e Vinhos do Continente a decorrer até ao dia 25 de fevereiro em todos os hipermercados da marca. O Continente disponibiliza centenas de produtos de origem 100% nacional, com diversas promoções, garantindo que os sabores tradicionais portugueses chegam à nossa mesa.

Não sabe que vinho comprar?

Mostrar Esconder

Se quer impressionar os amigos no próximo encontro, mas não percebe nada do assunto, não se preocupe. Fale no Messenger com o Enólogo Continente.

De norte a sul do país, sem esquecer a riqueza gastronómica das ilhas, a Feira de Queijos, Enchidos e Vinhos apresenta uma ampla variedade que inclui, como não podia deixar de ser, a famosa alheira de Mirandela, o queijo da Serra da Estrela, a farinheira do Fundão, o queijo de Azeitão ou a morcela da Guarda, entre muitos outros. A que se juntam os mais prestigiados vinhos nacionais, entre os quais o Contemporal Selection DOC Alentejo Tinto, da autoria do enólogo Rui Reguinga, produzido na região de Portalegre a partir das castas Aragonez, Trincadeira e Alicante Bouschet e que conta com 12 meses de estágio em barricas de carvalho francês.

Para terminar, impõe-se uma passagem pela padaria Continente, onde encontramos os tradicionais e saborosos pães portugueses, indispensáveis no acompanhamento dos petiscos. Ali estão os pães regionais de Rio Maior e de Mafra ou as broas de milho oriundas da Serra da Estrela e Lamego. Tudo para tornar o convívio inesquecível, acamando uma amizade longa com sabores que permanecem no coração.