Alguns dos melhores atletas de orientação do mundo são esperados na edição deste ano do Portugal O’ Meeting, a maior prova nacional da modalidade, que se realiza, a partir de sábado, em Évora e Portel. A prova, que anualmente se disputa na altura do Carnaval, vai contar, até terça-feira, com a participação de 2.263 atletas oriundos de 35 países, revelou esta quarta-feira à agência Lusa Jacinto Eleutério, da organização.

A maioria dos participantes (560) são portugueses, seguidos de finlandeses, suíços, espanhóis, suecos e noruegueses, adiantou o responsável. Os suíços Matthias Kyburz e Daniel Hubmann, respetivamente, segundo e terceiro no “ranking” mundial, são os favoritos à vitória, assim como o sueco Johan Runesson, atualmente no quinto lugar da classificação internacional.

No escalão feminino, as russas Natalia Gemperle e Anastasia Rudnaya, segunda e 13.ª no “ranking” internacional, e a finlandesa Marika Teini, sexta na classificação mundial, são as mais cotadas.

Segundo o programa, estão previstas quatro etapas, com o primeiro dia de prova a realizar-se no centro histórico de Évora, classificado como Património Mundial pela UNESCO, e os restantes na zona de São Bartolomeu do Outeiro, no concelho vizinho de Portel.

A prova é organizada pela Federação Portuguesa de Orientação (FPO) em conjunto com a secção de orientação da Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA) e os municípios de Évora e Portel.

O Portugal O’ Meeting é um evento desportivo de orientação pedestre, integrado no “ranking” da Federação Internacional de Orientação (IOF) e no “ranking” da Taça de Portugal da FPO. O evento é aberto a pessoas de qualquer idade, podendo os atletas participar nos escalões de competição ou nos escalões abertos, individualmente ou em grupo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR