Donald Trump é conhecido por travar muitas batalhas: nas eleições presidenciais, com o Partido Democrata, com Hillary Clinton, com o próprio partido. Mas, muito provavelmente, uma das maiores lutas do presidente dos Estados Unidos é com o próprio cabelo.

Um novo episódio dessa guerra aconteceu esta quarta-feira, enquanto Donald Trump subia para o Air Force One. Uma forte rajada de vento “separou” o cabelo do presidente norte-americano em dois e revelou que este está praticamente careca na parte de trás da cabeça. O vídeo – que se tornou viral em poucas horas – voltou a levantar uma questão que, apesar de pouco ou nada ter a ver com política, tem sido vastamente aprofundada pelos meios de comunicação em todo o mundo: aquele cabelo, que se tornou imagem de marca, é verdadeiro ou é uma peruca?

O The Guardian falou com Alan Bauman, um especialista em cirurgias de restauração capilar. O cirurgião não tem dúvidas e afirma que Trump “fez um transplante capilar na parte da frente da cabeça”. Bauman acrescenta que o presidente dos Estados Unidos deve “usar medicação potente e fazer tratamentos a laser para estimular o crescimento de cabelo”.

O cabelo dele está mesmo a crescer e não é uma peruca. Mas ele usa laca para manter o penteado”, explicou Alan Bauman ao jornal inglês.

O próprio Donald Trump já falou sobre o cabelo que tem inspirado tantos cartoons pelo mundo fora. Em julho de 2015, durante um evento da campanha para a nomeação republicana, o então candidato disse que mudaria o penteado se fosse eleito. “Provavelmente, iria pentear o cabelo para trás. Porquê? Porque isto é muito difícil de pentear”, explicou, na altura, o agora presidente dos Estados Unidos da América.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR