O Presidente brasileiro, Michel Temer, reiterou esta sexta-feira que apesar da “disputa diplomática” com a Venezuela, o seu Governo vai fornecer “ajuda humanitária” aos venezuelanos que emigraram para o Brasil fugindo da crise no seu país.

Estamos numa disputa diplomática com a Venezuela porque não concordamos com a maneira como as coisas acontecem [por lá]“, disse o Presidente, numa entrevista à rádio Guaíba, do estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

O chefe de Estado sublinhou que, apesar das diferenças políticas, o seu Governo continua a tentar prestar “ajuda humanitária” à Venezuela e expressou preocupação com a situação de dezenas de milhares de venezuelanos que se estabeleceram na região norte do Brasil.

O Presidente brasileiro disse que, para tentar aliviar as necessidades desses venezuelanos, quatro ministros visitaram a cidade de Boa Vista, capital do estado fronteiriço de Roraima, para onde cerca de 40 mil cidadãos venezuelanos emigraram.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Existe uma preocupação permanente com os refugiados venezuelanos”, disse. Michel Temer destacou também a assistência financeira enviada pelo Governo brasileiro ao município de Boa Vista, diante da necessidade de ajudar os venezuelanos, que já representam mais de 10% da população daquela cidade.

A delegação que visitou Boa Vista foi chefiada pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann. Na última quinta-feira, encontrou-se com autoridades daquela cidade e também com grupos de venezuelanos, muitos destes a viverem em abrigos municipais ou nas ruas.

Raul Jungmann disse que estava chocado com a situação e reiterou que o Governo do Brasil fornecerá toda a ajuda possível. Como primeiro passo, o ministro anunciou que será conduzido um censo para determinar quantos venezuelanos chegaram em Roraima e quais são as suas necessidades.

Dependendo dos dados obtidos, o Governo pretende financiar a construção de novos abrigos para pessoas em pior situação e promover a sua incorporação no mercado de trabalho, tanto em Roraima quanto em outros estados do país.