Um milhão de dólares (cerca de 815 mil euros): é este o valor que o Facebook Community Leadership Program vai dar a cinco “líderes de comunidades” (administradores de grupos na rede social). O anúncio foi feito esta sexta-feira, em Londres, no Communities Summit Europe, onde foram ainda anunciadas novas ferramentas para gestores e utilizadores de grupos do Facebook.

Além dos cinco premiados, a maior rede social do mundo vai ainda seleccionar 100 utilizadores que gerem grupos na plataforma para o programa “fellowship”. Cada um receberá 50 mil dólares (cerca de 40 mil euros). As candidaturas para o programa de líder residente (o de um milhão) e Fellowship (o de 50 mil) estão abertas a todos os administradores através deste link.

Em declarações ao Observador, Ime Archibong, vice presidente de parcerias do Facebook, afirmou: “Estamos a dizer que por detrás destas comunidades há uma pessoa, um único líder que usou o seu tempo para criar algo”. O executivo da rede social comentou também que “há mais há mil milhões de pessoas a utilizar os grupos [do Facebook] e dezenas de milhões de utilizadores que se tornaram líderes das comunidades que criaram.

O objetivo deste incentivo é permitir aos administradores destas comunidades na rede social criar e manter atividades – “online e offline” – relacionadas com a página ou grupo que administram. Os grupos de Facebook são uma ferramentas da plataforma que permite aos utilizadores criar comunidades abertas ou fechadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além deste incentivo o Facebook vai criar grupos “Power Admins”, uma plataforma que junta os administradores americanos e britânicos mais influentes seleccionados pela rede social para “partilhar conhecimento”.

Em Portugal há vários exemplos de utilização destas ferramentas, como grupos de venda de produtos em segunda mão, grupos de turmas de escola ou faculdade e até um grupo de amigos do antigo primeiro-ministro José Sócrates.

Cores e mais segurança nos grupos

No mesmo evento foram ainda anunciadas novas ferramentas para administradores de grupos e membros. Entre as novas opções está um novo menu de gestão para os administradores, uma nova secção só para esclarecer as regras dentro do grupo e a possibilidade de mudar a cor do grupo (sim, como no Messenger, aos poucos o Facebook deixa de ter as barras só em azul).

À esquerda uma imagem do novo menu para administradores de grupos, à direita uma imagem de um grupo que utiliza o laranja como cor em vez do azul (uma das novas opções)

Outro dos grandes focos da apresentação feita por Chris Cox, diretor de produto do Facebook, foi o alargamento da equipa de segurança da comunidade. O objetivo é reduzir as situações de fraudes e assédio e banir contas falsas de utilizadores.

O Facebook Summit está realizar-se em Londres durante o dia 9 de fevereiro, juntado mais de 300 líderes de comunidades de 80 países. De Portugal, depois de terem sido seleccionadas pelo Facebook, estão representadas os grupos CBMR – Centro de Investigação em Biomedicina e Portuguese Women in Tech.

O Observador está em Londres, no Facebook Summit Europe, a convite do Facebook.