Astronomia

Um asteróide vai passar pela Terra esta sexta-feira, mas não há motivo para se preocupar

O 2018 CB, asteróide com um tamanho de entre 15 a 40 metros, vai passar a menos de um quinto da distância da Terra à Lua. A NASA assegura que o planeta não corre qualquer perigo.

Bill Anders/ NASA

Um asteróide com uma dimensão entre 15 a 40 metros vai passar pela Terra esta sexta-feira a uma distância de 63 mil quilómetros — menos de um quinto da distância do nosso planeta à Lua. O 2018 CB, designação que foi dada ao asteróide, vai aproximar-se do planeta às 22h (hora de Portugal Continental). Contudo, assegura a NASA, não representa qualquer perigo.

Paul Chodas, diretor do Centro de Estudos para Objectos Próximos da Terra da NASA, afirma que “asteróides deste tamanho não costumam chegar tão perto do nosso planeta — talvez uma ou duas vezes por ano”.  Apesar de ser “bastante pequeno”, Chodas refere que “poderá ser maior do que o asteróide que entrou na atmosfera sobre Cheliabinsk, Rússia, há cinco anos”.

A 15 de fevereiro de 2013, um asteróide com cerca de 20 metros explodiu enquanto entrava na atmosfera sobre a região ao sul dos Montes Urais, na Rússia. Apesar de nunca ter chegado ao chão, a onda de choque causou danos a mais de 7.200 edifícios e feriu mais de 1200 pessoas, maioritariamente devido a estilhaços de vidros.

Esta não será a primeira vez esta semana que um asteróide passa pelo planeta Terra. Na terça-feira, cerca de meia hora antes da SpaceX lançar o Falcon Heavy para o espaço, o asteróide designado 2018 CC, com um tamanho de entre 15 a 30 metros de largura, passou a 184 mil quilómetros da Terra.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site