Foram publicadas novas imagens criadas através de uma tecnologia laser revolucionária que permitiu encontrar uma cidade maia que esteve até agora tapada pela floresta de Guatemala. As fotografias pertencem à Fundação do Património Cultural e Natural Maia e mostram algumas das tumbas, pirâmides e palácios que estão entre as 60 mil ruínas de edifícios no departamento de Petén. Imagens como estas criam modelos tridimensionais dos objetos que os raios laser encontram pelo caminho quando penetram a floresta.

O que a tecnologia LiDAR (Light Detection And Ranging) faz é remover digitalmente as árvores que compõem a selva da Guatemala para perceber o que está no solo por baixo delas. É uma espécie de “scan” que desvendou estradas elevadas que ligavam os centros das cidades às pedreiras, assim como reservatórios, diques e canais que armazenavam e encaminhavam a água da chuva. As imagens também demostraram que as cidades maias, que atingiram o auge civilizacional há 1.200 anos, investiam muito em sistema de defesa, a julgar pela quantidade das muralhas e fortalezas que a cidade tinha.

Estima-se agora que a população maia pudesse ter atingido os 10 milhões de pessoas, um número que corresponde à atual população portuguesa e que representa o dobro da estimativas dos cientistas antes de esta cidade ter sido descoberta. Veja na fotogaleria as imagens da tecnologia LiDAR.

Lasers revelam mais de 60 mil estruturas da civilização Maia escondidas na selva da Guatemala

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR