Coreia do Norte

Coreia do Norte volta a pedir a Guterres fórum para clarificar sanções da ONU

A Coreia do Norte voltou a pedir a António Guterres a criação de um fórum internacional para clarificar as sanções impostas pela ONU ao país. Há um ano, a ONU rejeitou o mesmo pedido.

Leonardo Munoz/EPA

A Coreia do Norte pediu novamente ao secretário-geral da ONU, António Guterres, a organização de um fórum internacional de juristas para clarificar a legalidade das sanções impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A representação da Coreia do Norte na ONU, que afirmou que as sanções estão a inibir o povo norte-coreano do “direito de existência”, acentuou que a intensificação das resoluções contra o país viola a soberania da nação e o Direito internacional.

Por isso, a Coreia do Norte instou o secretário-geral da ONU para ouvir juristas de vários países, insistindo que o Conselho de Segurança das Nações Unidas não tem justificação legal ou moral para condenar os testes nucleares ou os lançamentos de mísseis balísticos intercontinentais e de satélites.

Há um ano, o Secretariado das Nações Unidas liderado por Guterres rejeitou um primeiro pedido de criação de um fórum internacional, com a justificação de que cabe ao Conselho de Segurança determinar o que constitui uma ameaça à paz e segurança internacionais.

No ano passado, a Coreia do Norte realizou um sexto teste nuclear, lançando três mísseis balísticos intercontinentais, no âmbito do desenvolvimento dos programas nuclear e de armas.

O Conselho de Segurança da ONU agravou as sanções económicas contra o país.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site