O Estado português pode ter sido lesado em cerca de 200 milhões de euros devido a um esquema de importação ilegal de gasóleo através de Espanha. De acordo com um documento que a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro) distribuiu aos seus associados no ano passado, e a que o Jornal de Notícias agora teve acesso, um terço do combustível é importado fora do circuito legal.

A fraude pode chegar aos 200 milhões de euros ao longo dos últimos cinco anos e aponta o dedo a empresas que operam fora do âmbito da Apetro. A estimativa consta de um documento com o título “importação terrestre” que nunca chegou a ser divulgado por divergências no setor sobre o seu conteúdo, mas as suspeitas foram entregues à Autoridade Tributária, escreve o JN.

Podem estar em causa cerca de 50 milhões de litros de gasóleo importados à margem do circuito legal e que, por isso, acabam por não ser tributados. O combustível é adquirido numa sociedade em Espanha e chega a Portugal por via terrestre, numa operação realizada por seis operadores registados na Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR