A empresa Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) lançou esta segunda-feira um concurso para encontrar um parceiro para a operação de dispersão na Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) de 7,5% das suas ações, anunciou a empresa.

A firma vai selecionar uma “entidade líder de intermediação financeira para prestar serviços relacionados com a organização, registo, obtenção de autorização, publicitação, lançamento e execução da oferta pública de venda (OPV) de ações da HCB”, anuncia em comunicado.

A OPV ainda não tem data marcada e foi anunciada pelo Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, a 27 de novembro de 2017. A empresa espera “contribuir para a promoção da inclusão económica dos moçambicanos, bem como para a consolidação da credibilidade da HCB junto dos principais participantes no empreendimento, nacionais e internacionais, com enfoque para as instituições financeiras”.

A HCB é detida a 85% pelo Estado moçambicano, depois do acordo de reversão com Portugal, celebrado em 2007. Situada no rio Zambeze, na província de Tete, centro de Moçambique, a barragem é a maior da África Austral, com construção iniciada em 1969 e operação a partir de 1977. Além de abastecer o mercado de Moçambique, a HCB fornece energia elétrica a vários países da África Austral.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR