A proposta orçamental de Donald Trump ao Congresso prevê um aumento de 984 mil milhões de dólares (799 mil milhões de euros) do défice norte-americano, apesar de apostar em cortes na saúde, em programas de combate à pobreza e na diplomacia.

A contribuir para estas contas está o pedido de 686 mil milhões de dólares (557 mil milhões de euros) para o Departamento de Defesa, 80 mil milhões acima do valor fixado em 2017. A proposta orçamental de Donald Trump diz respeito ao ano de 2019.

A escolha de Donald Trump é justificada com a ideia de que “o grande poder competitivo, e não o terrorismo, tem sobressaído como o principal desafio para a segurança e prosperidade dos EUA”. Mais à frente, segundo a CNN, a Casa Branca refere o desafio de dois países em concreto: “É cada vez mais óbvio que a China e a Rússia querem moldar o mundo consoante a o seu modelo autoritário, obtendo poder de veto sobre a economia, diplomacia e segurança das nações”.

Sobre a China, o documento refere ainda que a o país liderado por Xi Jinping está a “usar políticas económicas predatórias para intimidar os seus vizinhos com a crescente militarização do Mar do Sul da China”.

No caso da Rússia, lê-se que Moscovo “tem violado as fronteiras de nações vizinhas” e que tem procurado “desfazer a NATO”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR