Presidente Trump

Trump quer aumentar o orçamento de defesa (e o défice) por causa da China e Rússia

A Casa Branca refere a necessidade de aumentar o orçamento da defesa norte-americana para fazer frente à China e à Rússia, que refere como um "desafio" maior do que o terrorismo.

JIM LO SCALZO/EPA

A proposta orçamental de Donald Trump ao Congresso prevê um aumento de 984 mil milhões de dólares (799 mil milhões de euros) do défice norte-americano, apesar de apostar em cortes na saúde, em programas de combate à pobreza e na diplomacia.

A contribuir para estas contas está o pedido de 686 mil milhões de dólares (557 mil milhões de euros) para o Departamento de Defesa, 80 mil milhões acima do valor fixado em 2017. A proposta orçamental de Donald Trump diz respeito ao ano de 2019.

A escolha de Donald Trump é justificada com a ideia de que “o grande poder competitivo, e não o terrorismo, tem sobressaído como o principal desafio para a segurança e prosperidade dos EUA”. Mais à frente, segundo a CNN, a Casa Branca refere o desafio de dois países em concreto: “É cada vez mais óbvio que a China e a Rússia querem moldar o mundo consoante a o seu modelo autoritário, obtendo poder de veto sobre a economia, diplomacia e segurança das nações”.

Sobre a China, o documento refere ainda que a o país liderado por Xi Jinping está a “usar políticas económicas predatórias para intimidar os seus vizinhos com a crescente militarização do Mar do Sul da China”.

No caso da Rússia, lê-se que Moscovo “tem violado as fronteiras de nações vizinhas” e que tem procurado “desfazer a NATO”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: jadias@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site