O diretor da National Intelligence, a agência norte-americana de serviços secretos, considera que os EUA estão “sob ataque” e que não deve haver dúvidas sobre o risco de uma interferência russa nas eleições intercalares de 2018.

“Não deve haver dúvida alguma de que a Rússia entende que os seus esforços passados foram recompensados e que olha para as eleições intercalares de 2018 como um alvo potencial alvo para operações de influência russas”, disse esta terça-feira Dan Coats, ao Comité de Informações do Senado.

“Acreditamos que a Rússia vai voltar a usar propaganda, as redes sociais, falsos especialistas, porta-vozes favoráveis e outros meios para influenciar ou tentar implementar várias operações e exacerbar as fissuras sociais e políticas nos EUA”, disse dan Coats no Senado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em declarações à Associated Press, Dan Coats tornou a sublinhar a interferência russa nas eleições de 2016, em torno das quais está a ser investigada a hipótese de ter havido conluio entre o Kremlin e a campanha de Donald Trump.

Os russos subiram a parada no mundo cibernético, em particular em 2016″, disse. “Nós pensamos que é muito improvável vermos um afrouxar dos esforços para fazer o mesmo.”

A possibilidade de a Rússia tentar influenciar as eleições intercalares de 2018 já tinha sido referida pelo Secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson. “Não sei se podemos dizer que estamos mais bem preparados, porque os russos também se vão adaptar”, respondeu o chefe da diplomacia norte-americana a uma entrevista na Fox a 7 de fevereiro, quando lhe perguntaram sobre a capacidade dos EUA de impedirem uma interferência russa.

O importante é continuarmos a dizer à Rússia: ‘Oiçam, vocês pensam que não vemos o que vocês estão a fazer. Mas nós estamos a ver e vocês têm de parar. E se não pararem, vão continuar a criar as vossas próprias consequências”, acrecentou Rex Tillerson.