Depois de a própria Volkswagen ter dado a conhecer, na última semana, um teaser do novo Touareg, o site Motoring surge agora noticiar dados sobre o modelo, cuja apresentação está agendada para 23 de Março, em Pequim, China. Entre os quais, a promessa de um crescimento nas dimensões, maior lotação, um enorme V8 biturbo e, não menos importante, um sistema de informação e entretenimento com um gigante ecrã táctil de 28”!

Segundo a publicação, o futuro Touareg, que pela primeira vez terá sete lugares, deverá apresentar um significativo incremento nas dimensões. A começar pelo comprimento, o qual deverá aumentar em 60 mm, graças também à opção pela nova plataforma MLB, a mesma de modelos como o Audi Q7, o Porsche Cayenne ou o Lamborghini Urus. E garantia, logo à partida, de um maior espaço interior, par o que também contribuirá um aumento em largura na ordem dos 25 mm.

Mas se as dimensões aumentaram, o peso, pelo contrário, diminuiu. Mais precisamente,65 kg, fazendo com que, quando equipado com os motores mais pequenos, o Touareg consiga anunciar pesos abaixo das duas toneladas, a rondar os 1.950 kg.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Motores V6 e V8, além de híbridos

A Motoring avança a presença de blocos V6 3,0 litros a gasolina e a gasóleo, a par de um bem mais substancial V8 4.0 litros biturbo a gasolina. Em cima da mesa, está igualmente a possibilidade de uma versão semi-híbrida, assim como de uma variante híbrida plug-in.

Inspirado no T-Prime Concept GTE, o novo Touareg mantém, no habitáculo, muitas das espantosas soluções desvendadas pelo protótipo. Será o caso do enorme ecrã táctil de 28”, com frontal em vidro, parte daquilo que a Volkswagen poderá chamar de “Innovision Cockpit”. E que, basicamente, deverá ser uma fusão entre um painel de instrumentos totalmente digital e o actual sistema de infoentretenimento do construtor. Dando assim origem a uma solução à imagem daquilo que já temos visto nalguns concepts.

Repleta da mais recente tecnologia, a nova geração Touareg deverá receber ainda um eixo traseiro direccional, barras estabilizadoras activas e uma suspensão electrónica a ar. Sendo que, tal como o Audi A8, deverá dispor de sistemas de condução autónoma de nível 3, ainda que apenas lá mais para a frente, quando a legislação o permitir.

Finalmente, embora algumas vozes falem na hipótese de a produção do novo Touareg vir a ser transferida para a China, país que será também um dos principais mercados do modelo, todas as informações oficiais apontam para que modelo continue a sair da linha de produção que a Volkswagen mantém em Bratislava, na capital da Eslováquia.