PSP

PSP recebe espingardas novas para enfrentar terrorismo

1.285

Unidades de elite da PSP vão receber novas espingardas, mais eficazes, para fazer face à ameaça terrorista, avança esta quarta-feira o Jornal de Notícias.

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai reforçar o armamento dos agentes para fazer face à ameaça terrorista, avança esta quarta-feira o Jornal de Notícias, detalhando que as forças de elite da PSP deverão receber cerca de 200 espingardas novas, de calibre 5,56 mm.

A medida, que pretende substituir gradualmente armas que já são usadas há mais de 30 anos, vem na linha de opções semelhantes tomadas por outros países europeus. Em França e em Espanha os agentes policiais já utilizam estas espingardas — modelo HK G36 –, desde os atentados de Paris, em novembro de 2015.

Segundo explica o JN, estas armas oferecem mais garantias de que um ataque terrorista semelhante aos que já têm ocorrido noutros países, levado a cabo pelos chamados ‘lobos solitários’, possa ser neutralizado ainda numa fase inicial.

As espingardas, que pesam 2,82 kg e têm uma capacidade de disparar 750 tiros por minuto a uma velocidade de 850 metros por segundo, custam 1.000 euros. A verba para este investimento, avança ainda o JN, vem a Lei de Programação e Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança.

As novas armas deverão ser distribuídas à Unidade Especial de Polícia, sobretudo ao Corpo de Intervenção e ao Grupo de Operações Especiais. Estas forças atualmente utilizam a pistola-metralhadora HK MP5, que passará para as esquadras de intervenção.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Eutanásia

Eutanásia: uma falsa compaixão

João Muñoz de Oliveira

Todos sabemos que a vida não nos pertence por completo: foi-nos dada pelos nossos pais como um dom, pelo que não temos domínio absoluto sobre ela. E este ponto reforça os argumentos contra a eutanásia

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site