A grande penalidade convertida por Cristiano Ronaldo no jogo de quarta-feira frente ao Paris Saint-Germain está a ser alvo de discussão e análise nas redes sociais e no mundo do futebol — e não é pelo facto de ter sido com ela que o português chegou aos 100 golos na Liga dos Campeões.

Imediatamente antes de Ronaldo converter o penálti, que então viria a dar o golo do empate ao Real Madrid, a bola parece elevar-se ligeiramente para permitir ao jogador português rematar de forma mais precisa.

[Veja no vídeo o momento em que a bola se eleva antes do remate de Ronaldo]

[jwplatform CFmYYovd]

Este “salto” acontece quando Ronaldo planta o pé de apoio próximo da bola, a qual, presumivelmente, se eleva com a pressão exercida no local. Terá sido magia? Sorte? Nada disso: Rio Ferdinand, antigo colega de equipa de Ronaldo no Manchester United, diz que provavelmente foi propositado. Até porque já viu isso a acontecer.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na BT Sport, o internacional inglês revelou que Ronaldo “fazia aquilo nos treinos”. “Ele costumava brincar no treino e fazer aquilo. Não tenho a certeza se ele o queria fazer aqui, mas costumava fazê-lo no treino. Juro, é a loucura”, disse Ferdinand, que jogou nos “Red Devils” durante 12 anos.

[Veja no vídeo imagens em 3D dos quatro golos deste Real Madrid-PSG]

[jwplatform nZ7BB2ap]

Há quem diga que o golo marcado pelo número 7 do Real Madrid não devia ter sido validado. As leis do jogo estipulam que a bola não pode estar em movimento aquando da conversão do penálti, pelo que este teria de ser remarcado. Contudo, conforme explica o antigo árbitro da Premier League Graham Poll, o salto da bola teria sido “quase impossível de detectar em tempo real”.

O Real Madrid acabou por vencer o encontro em casa frente ao PSG por 3-1, com dois golos de Ronaldo e Marcelo, e parte em vantagem para a segunda-mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.