Tudo indicava que a conquista de Marte ‘estava no papo’, pelo menos no que dizia respeito à Tesla, uma vez que o seu patrão é o único no mercado que possui igualmente um fabricante de foguetões espaciais, a SpaceX, capaz de assegurar a viagem. Mas eis que Elon Musk teve a surpresa da sua vida e viu-se ultrapassado já com a meta à vista.

Com o Tesla Roadster ainda no topo da cápsula lançada para o espaço pelo Falcon Heavy, mas a milhões de quilómetros de distância do planeta vermelho – onde não só não irá aterrar, como nem vai passar tão perto quanto se pensava inicialmente –, eis que um outro fabricante conseguir ultrapassar a marca americana de veículos eléctricos na Missão a Marte. E nem necessitou de foguetão. A proeza pertenceu à Skoda, que registou tudo em vídeo, para que não existissem dúvidas.

Obviamente, a “viagem” espacial da Skoda foi uma experiência diferente, que nunca descolou da Terra. No vídeo que o construtor checo publicou é possível ver um Starman de carne e osso a preparar-se para a viagem, regulando o retrovisor ao som de David Bowie, com o ecrã a exibir a mensagem: Don’t Panic Elon! A “nave espacial” da Skoda era um Superb, não com 27 motores como o Falcon Heavy, mas apenas um, o 2.0 TSI de 280 cv.

Não foi tornado público o local da descolagem, mas a viagem até Marte foi um saltinho. Isto porque Marte, pelo menos neste caso, para a Skoda, não é o quarto planeta a contar do Sol, mas sim uma pequena povoação francesa, ligeiramente a norte de Lyon e próxima das margens do rio Loire.

Escusado será dizer, os marcianos acolheram o Starman de forma bastante animada, que deve ter aproveitado para contar as últimas novidades dos terráqueos, muito provavelmente em frente a uma tábua de queijos e uns copos de tinto, duas das especialidades da região. Num negócio tão sério quanto o automóvel, é bom constatar que há quem consiga manter o sentido de humor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR