Um acionista de referência da Altice, a Carmignac Gestion, que estava no capital da empresa desde a dispersão em bolsa, decidiu desfazer-se de toda a participação no capital da Altice no final do ano passado. Segundo o Financial Times, que detetou nas contas da gestora o desaparecimento da participação na Altice, a empresa decidiu vender as ações porque os resultados revelados em novembro “mudaram tudo”, sobretudo no que diz respeito à operação em França.

A Carmignac Gestion, que tinha 3% da empresa, estava no capital da Altice desde que a companhia liderada por Patrick Drahi dispersou em bolsa a atividade internacional, em 2014. Entre esse momento e a venda, a Carmignac acabou por ter lucro. Ainda assim, a gestora decidiu não continuar a ser acionista da Altice, eventualmente com receio de que o valor da participação pudesse continuar a descer.

Não foram os únicos. No final de uma quinzena em que a Altice perdeu quase 50% do valor em bolsa, o administrador financeiro e o responsável pelas relações com investidores tiveram mais uma chamada com analistas e investidores, mais uma de uma sucessão de contactos com a comunidade financeira à medida que as ações derrapavam na bolsa. O Observador falou com um desses investidores, na City londrina, que contou que foi depois desta chamada que decidiu vender todas as ações que tinha da operadora dona da PT/Meo.

Altice perguntou aos analistas o que fazer. “Soou a desespero”, conta investidor

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Carmignac Gestion era um dos principais acionistas institucionais da Altice, mas fonte com conhecimento do processo disse ao Financial Times que a participação está, agora, reduzida a valores residuais.

As ações da Altice chegaram a cair mais de 70% em novembro (em relação aos valores mais elevados tocados nos últimos 12 meses), depois de a empresa dona da PT/Meo ter apresentado resultados decepcionantes sobre a operação em França. Além disso, os elevados níveis de dívida e alavancagem financeira, que tem financiado a expansão da empresa, também preocuparam os investidores.

As ações da Altice chegaram a cair mais de 70%, em novembro, e apenas uma fração do valor foi recuperado entretanto.